Como fazer uma festa de aniversário em casa

Como fazer uma festa de aniversário em casa

Publicado por em 21 Janeiro 2014

Aprenda como fazer uma festa de aniversário em casa de forma econômica e com um toque bastante pessoal.

Há alguns anos atrás, as festas de aniversário em casa eram extremamente comuns e, nos dias de hoje, a situação está um pouco diferente: as comemorações em buffets e restaurantes se tornaram muito mais frequentes. Essa mudança provavelmente ocorreu graças à vida moderna e corrida que os pais possuem, o que fez com que passassem a optar por soluções mais práticas e, ainda que mais caras, bem menos trabalhosas.

Antigamente era extremamente comum que as mães que não trabalhavam fora se responsabilizassem por todos os detalhes do aniversário de seus filhos. Isso incluía a decoração da casa, a escolha e a compra dos comes e bebes e, claro, as tão esperadas lembrancinhas. Os salões de festas bom buffets, no passado, pareciam muito mais inacessíveis do que hoje e, por fim, tornaram-se comuns.

Se você está buscando fazer uma festa econômica e com um toque bastante pessoal, pode ter que nós o(a) ajudaremos nessa empreitada! Afinal, hoje em dia, o diferente mesmo é ter uma super festa caseira e, apesar de ser muito mais trabalhosa, os preparativos são incríveis para o aniversariante, que já se diverte um bom tempo antes da comemoração. Então, quer saber como fazer uma festa de aniversário em casa? Vamos lá!

O orçamento

Antes de mais nada, é essencial decidir quanto pretende gastar, pois todos os detalhes da organização de uma festa dependem disso. Então, estabeleça um valor e, a partir dele, decida a quantidade de pessoas que vai convidar.

A lista de convidados

Antes de começar a fazer uma lista de convidados, é essencial que avalie a quantidade de pessoas que a casa suporta. Em seguida, comece a lista, pois é a partir dela que todos os comes e bebes serão calculados, a fim de não faltar nada ou desperdiçar. Caso não possa convidar muitas pessoas, uma boa dica para as festas infantis é restringir o convite às famílias que possuem crianças.

Envolvendo as crianças

Se você estiver preparando uma festa infantil, não esqueça que o envolvimento das crianças nos preparativos é essencial! No geral, elas se divertem muito e se sentem muito bem quando as opiniões que dão são ouvidas pelos adultos.

O tema da festa e a decoração

O primeiro passo é escolher qual o tema da festa de aniversário. No geral, essa é escolha é simples, principalmente para as festas de crianças, que sempre possuem personagens de filmes e desenhos favoritos. Já para os adultos, as comemorações não costumam exigir temas.

Apesar de existirem diversas lojas de decoração para festas infantis e temáticas, muitas pessoas optam por fazer suas próprias decorações. Existem diversos tutoriais na internet que ensinam a decorar a mesa principal, assim como fazer enfeites com bexigas, garrafas pet, EVA, papel crepom, entre outros.

Os comes e bebes

Se você não gosta de cozinhar e está dentro do orçamento, procure buffets que fornecem salgadinhos e docinhos para festas. Uma boa opção é buscar pessoas físicas que oferecem esse mesmo serviço porque, geralmente, cobram menos que empresas. Em contrapartida, se o seu orçamento é muito limitado e você gosta de cozinhar, escolha as receitas dos salgadinhos e docinhos preferidos das crianças e faça você mesmo(a)!

Para não acumular muito trabalho e ficar enlouquecido(a), comece a fazer os preparativos comestíveis com antecedência e congele bem armazenados. Os salgados fritos podem ser congelados logo após empanados, já os assados devem ser pré-assados e, após frios, congelados. Os docinhos também podem ser congelados assim que estiverem prontos.

A melhor opção para congelamento são as embalagens à vácuo, mas caso utilize saquinhos normais, lembre-se de tirar o ar de dentro e fechar bem os sacos. Caso faça os quitutes com muita antecedência, é essencial que todos eles sejam etiquetados com a data da fabricação. Já o bolo, no sabor preferido do(a) aniversariante, deve ser feito um dia antes da festa, de preferência.

As tão esperadas lembrancinhas

Além de esperarem os docinhos, as crianças também ficam ansiosíssimas para receberem suas lembrancinhas, então é importante caprichar! Se você continua dentro do orçamento, pode optar por comprar lembrancinhas personalizadas de empresas especializadas no assunto. Caso contrário, pode usar a imaginação e fazer artesanatos.

Antigamente, as lembrancinhas com diversos docinhos eram muito comuns, simples, econômicas e faziam um verdadeiro sucesso entre as crianças. Então, não há dúvida de que são opções que cabem no bolo com mais facilidade. A dica é simples: compre saquinhos de plásticos decorados em casas de embalagens, vá em lojas de doces em atacado, escolha os preferidos (pirulitos, chocolates, balas, chicletes) e faça a divisão da quantidade comprada pelo número de crianças convidadas.

Os pequenos e importantes “detalhes”

Pode até parecer mentira, mas existem muitos “detalhes” que, com frequência, são esquecidos: talheres de plástico, pratinhos, copos, muuuitos guardanapos e, claro, as essenciais velinhas! Lembre-se de sempre comprar talheres, pratos e copos com um pouco de sobra em relação à lista de convidados.

Vale frisar que as festas infantis são trabalhosas e rendem uma boa bagunça, mas é incrível ver o aniversariante feliz com o sucesso de sua comemoração e, sem dúvida, tudo se torna bastante gratificante. Então, aproveite para deixar a imaginação fluir e dê uma festa de arromba!

Imagens: Flickr / Wikipédia (Creative Commons)


Você também pode gostar destes outros artigos:


Ei, deixe seu comentário. Sua opinião é importante para nós!