Como fazer uma festa de Carnaval em casa

Como fazer uma festa de Carnaval em casa

Publicado por em 17 Fevereiro 2014

Aprenda dicas, sugestões e um passo a passo de como fazer uma festa de Carnaval em casa.

Mais uma vez, o carnaval está chegando e as marchinhas e sambas de enredo estão invadindo nosso dia-a-dia, sendo recebidos com muito entusiasmo, é claro. Finalmente, estamos perto de um dos feriados mais amado pelos brasileiros, que desejam aproveitá-lo bastante e celebrá-lo com muita alegria. Se você não pode viajar, não tem problema. Vamos lhe ajudar a pular o carnaval mesmo assim.

Justamente por ser um feriado prolongado, diversas pessoas fazem de tudo para viajar, a fim de descansar um pouco da correria da rotina. Por outro lado, muitas outras fogem do trânsito interminável das estradas e optam por ficar em suas cidades mesmo. Entretanto, elas também querem comemorar e, se você faz parte desse grupo, temos uma solução: faça a folia dentro de casa e convide todos os amigos que também abriram mão de viajar.

Iniciando o planejamento do Carnaval em casa

A época do ano de maior diversão está muito próxima e organizar uma festa exige tempo. Por isso, comece já a fazer um planejamento de tudo que quer em sua comemoração e reúna todos os seus amigos que, como você, querem fugir do tumulto das celebrações que ocorrem nessa data tão festiva.

Para começar a planejar, tenha em mãos um papel e uma caneta. Anote todos os tópicos que devem ser decididos, organize-os e faça um cronograma. Se possível, peça ajuda e sugestões das pessoas mais próximas. Confira todas as dicas que o Amo Festas separou especialmente para você e mãos à obra!

Subtema

O tema da festa todo mundo já sabe: é carnaval. Entretanto, é preciso um pouco mais do que isso para fazer a decoração e enviar os convites informando os convidados sobre o traje. Por isso, um subtema é essencial. Pode optar por dar uma festa à fantasia, um baile de máscaras, uma comemoração de blocos, uma celebração na piscina (caso tenha, claro) ou até basear-se em estilos musicais.

Lista de convidados e convites

Geralmente, antes de começar a elaborar a lista de convidados na hora de organizar uma festa, é essencial decidir o local e, neste caso, isso já está definido. Então, é hora de analisar quantas pessoas sua casa suporta e, por fim, começar a listar todos os amigos e familiares com quem deseja comemorar o carnaval.

Por ser uma festa bastante divertida e com o propósito de relaxar, o mais comum é fazer um evento bastante informal. Então, os convites podem ser feitos de forma bem pessoal e íntima, via telefone ou internet mesmo. Se achar necessário, crie uma imagem com muitas cores, contendo todas as informações da festa – como data, horário, traje, etc. – e envie aos amigos e familiares através de e-mail ou redes sociais.

Comes e bebes

Como o carnaval é em uma época bem quente do ano, o ideal é oferecer comidas mais leves, como sanduíches naturais e os chamados “sticks”, que consistem em combinações de ingredientes no palito, como peito de peru com queijo branco, mussarela de búfala com tomate seco, entre outros. Os petiscos – azeitonas, amendoins, etc. – e as tábuas de frios também são muito bem-vindos.

Os quitutes doces devem possuir cores bastante variadas, deixando a decoração ainda mais linda. Opte por muitos pirulitos, confetes, balinhas, etc. Já para refrescar os convidados, ofereça sorvetes, gelatinas, geladinhos e muitas frutas. Caso decida oferecer um bolo, opte por bolos gelados, como o de coco molhado, por exemplo.

As bebidas para uma festa de carnaval não são muito diferentes de uma comemoração tradicional. O importante é agradar a todos: grande parte dos adultos optam por uma cerveja bem gelada, enquanto as crianças adoram refrigerantes. As opções mais saudáveis, como água e sucos naturais, também devem estar presentes e, se possível, ofereça também raspadinhas de fruta, pois fazem muito sucesso.

Decoração

Claramente, a animação do carnaval exige uma decoração bastante colorida e cheia de detalhes. Com o tema decidido, vá a uma loja de artigos para festas e compre diversos apetrechos. Além disso, aposte no clichê dessa festividade: distribua muitos colares havaianos aos convidados, pendure máscaras nas paredes e não esqueça de distribuir muitos confetes e serpentinas pela casa toda. Utilize também os doces e frutas para decorar.

Música e animação

Os gêneros musicais clássicos do carnaval – as famosas marchinhas e sambas de enredo – não podem faltar de jeito nenhum. Além deles, também pode optar por fazer uma seleção com outros ritmos bastante animados para que todos os convidados possam se divertir muito. Outra opção para deixar o clima da sua festa de carnaval em casa bastante alegre é organizar algumas brincadeiras para que as crianças e adultos se divirtam. Confira algumas sugestões:

  • Corte máscaras de cartolina, prenda um elástico e deixe que as crianças pintem e decorem as máscaras como quiserem;
  • Disponibilize barbantes, tintas e macarrão, para que façam colares de carnaval bastante coloridos;
  • Pesquise desenhos para colorir, imprima uma boa quantidade e dê canetinhas e lápis de cor às crianças;
  • Coloque músicas para que todos dancem algum passo engraçado;
  • Jogue alguns jogos de tabuleiro ou cartas com os convidados que se interessarem;
  • Crie um jogo de perguntas e respostas para que todos possam participar.

O mais importante em uma festa de carnaval é, sem dúvida, a diversão! Lembre-se que essa época é perfeita para reunir os amigos e comemorar com muita classe. Por isso, deixe a imaginação fluir, fuja dos tumultos das comemorações de rua e surpreenda seus amigos com uma incrível celebração do carnaval em sua casa.

Imagens: Flickr / Wikipédia (Creative Commons)


Você também pode gostar destes outros artigos:


Ei, deixe seu comentário. Sua opinião é importante para nós!