As melhores formas de servir em sua festa

As melhores formas de servir em sua festa

Quando uma festa é organizada, todos os detalhes devem ser devidamente planejados, mas um deles sempre deixa uma dúvida, a forma de servir durante a festa.

As formas tradicionalmente usadas em festas são a moda Francesa, Inglesa e Americana. Entenda cada uma delas:

Moda Francesa

Apropriada para festas com pouca duração e com poucos convidados. Os convidados são servidos na mesa, que estará previamente montada com todos os pratos, talheres e copos que serão usados e que devem ser muito sofisticados para abrilhantar o serviço.

É uma forma de servir muito elegante e sofisticada, muito usada em reuniões diplomáticas da alta sociedade. É mais recomendada para festas de noivado, casamento e bodas.

O serviço é feito por garçons e os pratos servidos seguem a ordem de aperitivos, entradas, jantar e sobremesa, sendo que os aperitivos e a água já estarão sobre a mesa antes dos convidados se sentarem. As saladas são servidas em pratos menores que saem da cozinha já preparados. Os outros pratos são levados pelos garçons, que os apresenta aos convidados e, as travessas com seus respectivos talheres, estarão voltados na direção dos convidados para que eles mesmos se sirvam.

As bebidas também são servidas pelos garçons, que devem sempre estar sempre atentos aos convidados para que todos sejam bem atendidos e jamais fiquem com seus copos vazios.

Moda Inglesa

Tem o mesmo padrão de requinte da moda Francesa, mas também é possível usar esse tipo de serviço em festas de formaturas e festas de aniversários de adultos.

Na moda Inglesa, as mesas também já estarão montadas com pratos, talheres e copos, o que muda é a forma de servir os convidados.

  • Inglesa – direta - os garçons servem os convidados, primeiro apresentando as travessas com as comidas que serão servidas, em seguida com o auxílio de colher e garfo, servem os alimentos diretamente nos pratos de cada convidado.

  • Inglesa - indireta - os garçons têm o auxílio de uma mesa chamada de gueridon, que fica posicionada ao lado da mesa dos convidados. Os garçons apresentam as travessas aos convidados, em seguida depositam as travessas sobre o gueridon e montam os pratos para os convidados.

Moda Americana

Esse tipo de serviço é mais indicado quando a festa ou comemoração tem um grande número de convidados e uma duração maior, pois a forma de servir é mais simples e autônoma para os convidados.

É colocado um bufê para servir, sendo que a arrumação deve seguir essa ordem: guardanapos, pratos, as travessas de comidas com seus respectivos pratos e só então os talheres. Os copos também podem ficar no bufê na última posição, mas o ideal é que tenha uma mesa só para eles.

Quando são colocados rechauds para os alimentos, deve-se colocar a mesa com guardanapos e pratos primeiro, em seguida os rechauds e só depois uma mesa para os talheres.

Na moda Americana, os próprios convidados se servem, mas garçons podem auxiliá-los para não causar tumultos. Outra opção para ajudar nesse serviço é montar dois bufês em extremidades opostas , pois evita transtornos na hora dos convidados se servirem.

Resumo

  • Moda Francesa - festas com pouca duração e poucos convidados. Indicada para festas de noivado, casamento e bodas.

  • Moda Inglesa - festas com um número razoável de convidados. Indicada para festas de formaturas e festas de aniversários de adultos.

  • Moda Americana - festas com grande duração e muitos convidados. Indicada para festas mais simples.

Em qualquer uma das opções é preciso ficar atento às boas maneiras de servir, sendo que os profissionais responsáveis pelo serviço devem sempre estar bem trajados, com luvas, com seus uniformes limpos e sempre serem prestativos e atentos aos convidados para que ninguém fique sem ser servido.