Como decorar uma festa com produtos recicláveis

Como decorar uma festa com produtos recicláveis

Com o passar do tempo, as pessoas estão se conscientizando cada vez mais em relação ao meio ambiente e todos os danos que nós, humanos, causamos a ele. Por isso, muitas empresas estão trabalhando com ações sociais e muita sustentabilidade. Que tal você também entrar nessa em seu dia-a-dia? Uma das formas de participar é decorar uma festa de aniversário com produtos recicláveis.

Já pensou em comemorar um aniversário e ajudar o planeta ao mesmo tempo? É isso mesmo! Ao utilizar materiais como latas de alumínio, garrafas PET, jornais, papéis, E.V.A. entre outros, você pode colocar a imaginação para trabalhar e fazer lembrancinhas, diversos itens de decoração e, até mesmo, surpreender todos os seus convidados gastando menos e fazendo uma boa ação à natureza.

Se você está cogitando a ideia de dar uma festa com produtos recicláveis, separamos algumas opções que podem deixar sua celebração com um estilo bastante inovador.

Máscaras e decorações

As máscaras, além de serem acessórios que podem ser usados em festas à fantasia ou brincadeiras, também são excelentes opções de decoração. Se você gosta dessa ideia, separe já alguns materiais: água, pincéis, tintas nas cores que preferir, cola de madeira e bexigas. Pode também escolher outros materiais para decorar, como lantejoulas, glitter, fitas, etc. Tudo pronto? Mãos à obra!

Primeiramente, faça uma mistura com cola e água e coloque tiras do jornal de molho. Em seguida, encha muitas bexigas – de acordo com o tamanho da máscara que deseja fazer – e, assim que o jornal amolecer, comece a colar as tiras pela superfície do balão. Espere secar e coloque mais uma camada de jornal. Faça quantas camadas julgar necessário para uma máscara firme.

Assim que o trabalho secar, corte ao meio o balão para que tenha duas metades (ou seja, duas máscaras). Faça os furos dos olhos e da boca com o auxílio da uma tesoura ou estilete e, por fim, use e abuse da imaginação na hora de decorar.

Fantasias

Além das máscaras, é possível criar muito mais acessórios com produtos recicláveis. Afinal, quem nunca viu uma fantasia feita apenas com esses materiais? Cada vez mais pessoas criam roupas com tampas de refrigerante, anéis de lata, garrafas PET e, até mesmo, sacos de lixo. Com esses materiais é possível fazer blusas, vestidos e até mesmo enfeites de cabelo.

Decoração em pratinhos

Não é novidade que o plástico dos pratinhos de bolo é um material reciclável e, por isso, ele também será utilizado para decorar a sua festa sustentável. Basta comprar pratinhos, cartolinas ou color set e separar cola e tesoura. Também pode utilizar tintas, brilhos e outros materiais artesanais.

Para decorar o pratinho, escolha ou crie algum personagem, desenhe-o na cartolina e faça um molde maior que o prato. Em seguida, recorte todos os desenhos que fizer e comece a colar na parte de trás dos pratos. Lembre-se que os desenhos devem ser grandes para que apareçam. Por exemplo: caso faça um cachorro, deixe aparecendo a cabeça e a calda, pelo menos. Se for um personagem humano, coloque a cabeça, as mãos (como se estivesse segurando as laterais do prato) e as pernas à mostra.

Lembrancinhas e decorações com garrafa PET

Sabe aquelas garrafas de refrigerante/água que sempre acabam no lixo? Então, dessa vez você pode guardá-las e reciclá-las para fazer suas lembrancinhas. Nesse caso, as melhores para dar de agrado aos convidados são as pequenas (600 ml), mas poderá fazer com qualquer uma. Lembre-se também se separar materiais como lápis/caneta (para desenhar), cartolina, color-set ou E.V.A., tesoura e cola. Mãos à obra!

Corta o fundo das garrafas – lembrando que elas precisam estar muito bem lavadas – e decore-os com personagens criados em cartolina, color-set ou E.V.A.. Basta desenhá-los, cortas os moldes e colá-los nos potinhos de plástico. Se quiser, também pode forrá-los com papel crepom. Após decorado, encha o pote com docinhos (balas, pirulitos, chocolates, etc.) e, por fim, embrulhe cada lembrança em uma sacola de plástico, finalizando com um laço.

A garrafa PET de dois litros também é muito utilizada para fazer enfeites de mesa que, quando bem decorados, são de muito bom gosto. Basta cortar o fundo de uma garrafa, forrá-lo e decorá-lo. Por fim, coloque flores e decore as mesas da festa.

Lembrancinhas e decorações com EVA

O E.V.A. é um material altamente utilizado em decoração de festas infantis. Caso não conheça, é um tipo de “folha” de borracha encontrada facilmente em papelarias. Trabalhar com esse material é fácil, pois ele é versátil e existente em diversas cores. Basta comprar as que mais gosta e deixar a imaginação fluir bastante.

Para a decoração, crie ou copie personagens animados e comece a desenhá-los no EVA. Em seguida, recorte-os e vá fazendo os detalhes com outras cores do mesmo material. Por exemplo, se você quiser fazer o personagem Snoopy, da Turma do Charlie Brown, compre E.V.A. branco e preto, faça o molde da cabeça, o molde do corpo, os moldes das patinhas e cole um no outro. Por último, finalize com os detalhes – olhos e focinho – em E.V.A. preto. O resultado é incrível e é uma excelente forma de decorar sua festa.

Por ser um material maleável, o E.V.A. também pode ser usado para lembrancinhas e, até mesmo, chapéus de aniversário. Você pode fazer bolsinhas de E.V.A. e também forrar latinhas, cadernos e muito mais. Aposte na criatividade e surpreenda seus convidados!

Lista de materiais recicláveis para decorar sua festa

O importante na hora de fazer qualquer artesanato é, obviamente, trabalhar bastante a imaginação e incentivar a criatividade. Por isso, além das dicas acima, aproveite também para elaborar outras ideias. Só tenha certeza de que o material é reciclável. Para isso, fique de olho na listinha de materias que SÃO recicláveis:

  • Sacolas/sacos;
  • Garrafas PET;
  • Embalagens de produtos de limpeza;
  • Tupperware;
  • Copos e pratinhos de plástico;
  • Plástico das canetas (ou seja, após a retirada da tinta);
  • Jornais e revistas;
  • Papel sulfite, cartolina, color-set, entre outros;
  • Envelopes;
  • Caixas em geral (caixas de pizza, caixas de sapato, etc.);
  • Listas telefônicas;
  • Potes de vidro (vasos, embalagens de alimentos, copos, garrafas, etc.);
  • Tampinhas de garrafa;
  • Latas de alumínio;
  • Arames, canos, pregos, entre outros.

Atenção: o versátil E.V.A. é um material que pode ser reutilizado, porém a maciez e a intensidade das cores são reduzidas.

Por fim, recicle!

Vale frisar que não adianta ter todo esse trabalhão e, depois, esquecer de separar o lixo dos materiais recicláveis. Então, lembre-se de colocar em um saco separado todos os materiais que poderão ser reciclados. Por fim, descanse feliz, sabendo que deu uma festa surpreendente e ainda ajudou o nosso planeta!