Como fazer uma festa simples

Como fazer uma festa simples

Vamos lhe ajudar a organizar uma comemoração de forma tranquila e fácil, para que obtenha o resultado que está buscando. No geral, as celebrações mais simples são caseiras e o estilo “faça você mesmo” é o principal responsável por cortar diversos gastos com serviços terceirizados. Entretanto, a escolha de contratar uma empresa não está fora de cogitação, mesmo para uma festa simples e pequena.

Terceirize o serviço de buffet se couber no orçamento

Apesar de o fato de ser responsável por todos os detalhes de uma festa ajudar a manter tudo dentro do orçamento, existem alguns serviços de buffet que fazem eventos para poucas pessoas. Na maioria dos casos, essas empresas que oferecem serviços para comemorações em casa estipulam um limite mínimo de pessoas pagantes e muitas realizam a festa para, pelo menos, dez convidados.

Muitas empresas, além de oferecerem o serviço mesmo para poucas pessoas, também enviam ao responsável pela organização da festa uma lista de todos os comes e bebes com que trabalham e, a partir daí, você mesmo(a) pode decidir o que deseja servir em sua comemoração. Então, se contratar um buffet está dentro de seu orçamento e você não possui o tempo exigido para cuidar de todos os detalhes, com certeza vale a pena fechar negócio.

Faça você mesma

Ainda que a quantidade de trabalho seja imensa, ser responsável por organizar uma festa também possui vantagens: além de deixar a comemoração com a sua cara e poder fazer tudo do seu jeito, ao organizar e fazer os detalhes de sua festa simples também poderá gastar menos. Entretanto, é essencial um planejamento! Vamos começar?

Os primeiros detalhes

Para começar um planejamento de todos os detalhes da festa, é essencial que estipule o valor que poderá ser utilizado e decida onde a celebração ocorrerá. No geral, as comemorações mais simples ocorrem em casa ou em salões de condomínios. As outras opções envolvem buffets, que não costumam oferecer serviços muito simplistas e ultrapassam um pouco o orçamento.

Após definir o local de sua festa, é essencial que escolha uma data e um horário. Evite optar por feriados e suas vésperas, pois é muito comum que as pessoas viajem e o evento fique muito vazio. Com todas as primeiras decisões tomadas, é hora de fazer a lista de convidados e, a partir disso, planejar-se para todos os outros preparativos.

Lista de convidados

O primeiro passo para decidir quem será convidado já foi tomado: a escolha do local e o orçamento definem quantas pessoas podem ser chamadas para sua festa, afinal, o número de pessoas deve estar de acordo com os gastos e o tamanho do espaço onde ocorrerá a festa. No geral, as comemorações mais simples e com custos reduzidos são feitas apenas para as pessoas mais próximas da família.

Então, se o número máximo de convidados já foi estipulado, é hora de fazer sua lista. Comece listando todos os familiares que deseja convidar e, em seguida, parta para os amigos mais próximos, lembrando que a “vantagem” é do(a) aniversariante. Caso a lista possua poucos “espaços vagos”, a preferência deve ser dos amigos da pessoa homenageada.

O que servir em uma festa simples?

Salgados

Se lhe falta tempo para fazer todos aqueles salgadinhos fritos e assados, a melhor opção de salgado para servir em uma festa simples são os sanduíches. Além de incrivelmente saborosos, são práticos e baratos. Confira algumas sugestões:

  • Sanduíches de pão de metro (podem ser recheados com alface, tomate, maionese, queijo e presunto, por exemplo);
  • Sanduíches de pão de forma com patê de atum ou de outros sabores;
  • Sanduíches recheados com carne louca;
  • Sanduíches recheados com salsicha (hot dog).

Doces

Os docinhos tradicionais – brigadeiro, olho de sogra, beijinho, bicho-de-pé, cajuzinho, etc. – continuam sendo umas das atrações principais, especialmente nas festas infantis. Apesar de a variedade de sabores ser grande, você pode escolher por disponibilizar duas ou três opções aos convidados. Agora, se quer deixar as opções de sobremesas ainda mais simples, ofereça gelatinas (em potinhos pequenos), balas de coco e pirulitos. Esses itens, além de saborosos, também são coloridos e ajudam na decoração. Ah! Não esqueça do bolo, é claro!

Bebidas

As bebidas para uma festa simples são fáceis de escolher. Basta oferecer água, cerveja e dois ou três sabores de refrigerante. Existe também a opção de substituir o refrigerante por sucos naturais ou mesmo em pó. Tudo depende de seu orçamento.

Decoração simples

Fazer uma decoração para uma festa simples é fácil. Basta colocar a imaginação para funcionar e enfeitar todo o local com alguns materiais utilizados para artesanato. Espalhe bexigas pela casa ou salão, enfeite as mesas com com papel crepom e faça moldes de personagens em cartolina para decorar as paredes. Lembre-se de espalhar docinhos coloridos que ajudam a deixar o local bonito e muito mais vivo!

Lembracinhas

Se a sua festa simples é infantil e requer algum tipo de lembrancinha, opte pela mais prática e fácil de todas: o saquinho recheado com muitas delícias. Além de ser barato, as crianças adoram! Basta comprar sacos decorados ou transparentes, fitilho ou laços prontos e pacotes de pirulitos, chocolatinhos, balas, entre outros. Algumas pessoas também adicionam brinquedinhos simples, como nariz de palhaço, carrinhos, etc. Separe os os itens de forma justa – para não ter briga entre as crianças – entre os saquinhos e feche-os com um laço.

Caso caiba em seu orçamento alguma lembrancinha um pouco mais elaborada, entre em contato com empresas que oferecem produtos personalizados ou confira diversos tutoriais na internet que ensinam você a fazer agradinhos artesanais de forma fácil e barata. Aqui mesmo no Amo Festas você pode encontrar vídeo-aulas que são de grande ajuda.