Como organizar uma festa de 15 anos

Como organizar uma festa de 15 anos

A festa de quinze anos, também conhecida como festa de debutante, surgiu para que os pais apresentassem suas filhas à sociedade, pois consideravam essa idade ideal para que ela encontrasse um pretendente para se casar.

Dessa época para cá muita coisa mudou e a festa de quinze anos evolui de um ato alcoviteiro para uma comemoração que marca o limite entre a adolescência e a maturidade que começa a nascer nas meninas-mulheres.

Para organizar uma festa de quinze anos é preciso ficar bem atento a antecedência, que deve ser de no mínimo quatro meses, mas o ideal é que sejam seis meses, isso porque é uma festa que requer trajes especiais, uma decoração elegante e muitos arranjos na parte de buffet.

A maior parte das festas de quinze anos são realizadas em grandes salões, geralmente alugados, mas também podem ser realizadas na casa dos pais da aniversariante ou na casa de familiares desde que o local tenha espaço para o buffet, para os convidados e para o baile.

Depois de escolher o salão para a festa já é possível decidir a decoração, dê uma boa olhada no salão escolhido em suas dimensões e o que ele oferece como mesas, aparadores e cadeiras, não deixe para última hora, pois se o salão não possuir esses itens você terá de alugá-los separadamente, mas o importante é que ninguém fique sem ter onde sentar ou que os comes e bebes não tenham onde serem servidos.

Você pode optar por serviços de buffet que incluem a decoração, mesas e cadeiras isso facilita muito, mas se não for possível, reúna alguns familiares e amigos e criem vocês mesmos a decoração, com flores, laços, fitas e balões, coloquem fotos desde a infância até os quinze anos, é legal e simples de fazer.

Os convites devem ser entregues aos convidados com até dois meses de antecedência, com data, horário e local da festa. Quando for comprar ou encomendar os convites também é hora de escolher as lembrancinhas que serão distribuídas no aniversario, algumas lojas especializadas em festas possuem os dois em muitas opções, mas também existe a possibilidade de fazer tudo isso, claro que se houver tempo disponível, jamais deixe para ultima hora.

Depois de resolvido tudo em relação a decoração, mesas, cadeiras, convites e lembrancinhas é hora de pensar no vestido, no cardápio e nas músicas.

O vestido pode ser encontrado em lojas especializadas em noivas e festas, para alugar ou comprar, mas mesmo com tantas opções aqui a antecedência é importante, porque existem as provas e alguns ajustes que às vezes são necessários.

O cardápio deve ser de acordo com a duração da festa podendo ter entradas e depois um jantar ou mini jantar, o jantar é mais indicado nas festas que tem duração maior, enquanto o mini jantar o contrário, para servir o mais indicado é que seja no formato americano, onde os próprios convidados se servem, bastando que tudo fique devidamente organizado em bancadas, aparadores e rechauds. Se possível é bom contar com alguns profissionais para servir durante a festa, principalmente, as bebidas e as entradas.

Tudo que for compor o cardápio como os salgadinhos, docinhos, os bolos e as bebidas devem ser encomendados e comprados com antecedência de no mínimo dois meses.

A entrada pode ser feita com salgadinhos, tortas e canapês, também vale colocar frios, pães e patês, basta caprichar na apresentação, os docinhos só são servidos após o jantar e um pouco antes de cortar o bolo, e podem ser desde os mais tradicionais até os mais requintados: brigadeiros, mini bombons e camafeus são os mais indicados.

O jantar pode ser algo sem muitas opções o que evita desperdícios e confusão na hora de servir, um cardápio simples e saboroso pode conter arroz, estrogonofe de carne e frango, batatas e salada de entrada, ou três tipos diferentes de massas e carnes, sempre limitando as opções.

As bebidas podem ser as cervejas, refrigerantes, sucos, água e vinhos para acompanhar o jantar.

Os bolos devem ser dois, sendo um bem decorado para a mesa de doces e que será usado para as fotos e para o momento de cantar parabéns, e outro que será servido logo após todos terem cantado os parabéns.

Não há festa sem música e isso pode ficar por conta de um profissional como DJ ou também de empresas especializadas em festas e que contam com profissionais que disponibilizam músicos que tocam em festas de debutantes, mas quem quiser abrir mão de profissionais pode improvisar seu próprio repertório só fique atento quanto aos aparelhos que irá utilizar, eles devem estar funcionando bem e o som deve alcançar todos os convidados, é bom sempre manter um responsável por isso durante a festa.

Uma festa bem organizada tem como prioridade o tempo e o planejamento seguindo passo a passo não tem como sair errado.

Conteúdos Recomendados