Entrevista exclusiva com a Thelma da Escola de Bolo

Entrevista exclusiva com a Thelma da Escola de Bolo

A equipe da Amo Festas conseguiu uma entrevista exclusiva com a empreendedora Thelma Tomb, proprietária da Escola de Bolo. É uma excelente oportunidade para você aprender um pouco mais sobre o ramo de festas, bolos e, claro, conhecer melhor o trabalho dela.

Oi Thelma! Antes de entrarmos na perguntas específicas sobre a Escola de Bolo, você poderia falar um pouquinho sobre você?

Tenho formação em designer de interiores e trabalhei muitos anos nesta área. Em 1995 fui morar nos Estados Unidos, aonde fiquei por 6 anos e me apaixonei pela arte de decorar bolos. Fiz inúmeros cursos por lá e quando retornei ao Brasil, fiz alguns cursos por aqui também, até para aprender sobre os materiais disponíveis no país. Comecei a fazer bolos por encomenda, e trabalhei assim até 2012.

Como surgiu a ideia da Escola de Bolo e o que você fazia antes do surgimento do projeto?

A idéia da Escola de Bolo surgiu durante os cursos que fiz aqui no Brasil e pude verificar que eles eram acessíveis apenas em grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro. Assim, pessoas interessadas de outras cidades e outros estados tem que se locomover até aqui, o que nem sempre é possível, sem contar o custo altíssimo de viagem e hospedagem, além do valor das aulas. A minha idéia foi a de disponibilizar e levar aprendizado até estas pessoas.

Fazer um bolo exige paciência e criatividade. Lendo o site da Escola de Bolo, parece que é algo simples e uma atividade viável para qualquer pessoa. É isso mesmo ou é necessário ter alguma experiência?

Fazer um bolo exige, acima de tudo, muito carinho. A frase que diz que tudo deve ser feito com amor, aplica-se perfeitamente no caso de bolos. Mesmo sem experiência, mas com atenção aos detalhes, é possível fazer um bolo bem sucedido. Claro que a experiência conta muito também, mas qualquer um pode começar. Todo mundo pode ter mão boa para bolo, se quiser é lógico.

O bolo que antes era visto apenas como um simples doce, está cada vez mais sofisticado. A exigência por aparência e sabor está aumentando dia após dia. Para quem quer se tornar uma profissional no ramo, quais as dicas você daria?

Concordo, os bolos estão cada vez mais sofisticados e o público cada vez mais exigente. Minha sugestão é: sempre procure aprender algo novo, não fique acomodada achando que já sabe tudo. Teste novos sabores e novas combinações, tente sempre fazer algo inusitado, em termos de sabor e de visual. Nas horas vagas faça experiências, sem medo de errar. Nós não temos idéia do quanto não sabemos…isto é o principal, saber que tem muito mais coisas que não sabemos do que coisas que sabemos.

Alguns dos bolos aprendidos na Escola de Bolo:

As pessoas estão sempre buscando coisas novas e criativas na hora de fazer um bolo. Quais são as tendências para 2014?

Na minha visão, acho que os naked cakes ainda vão continuar muito na moda, e também alternativas de bolos decorados sem pasta americana. Claro que a pasta ainda vai continuar tendo o seu lugar, mas vejo que vão surgir outras idéias muito interessantes para decorar um bolo. Vale a pena ficar de olho nisto!

A página da Escola de Bolo é um sucesso no Facebook. São mais de 1.000.000 de curtidas e um público apaixonado pelo assunto. Qual foi seu diferencial para alcançar este marco? Para quem está no ramo de festas e quer criar engajamento no Facebook, o que ela deve fazer?

A questão do Facebook, no meu ver, é uma faca de 2 gumes. Acho que pode ser um erro bem grande - que eu mesma cometi no começo - usar o Facebook como a única forma de divulgação do seu site ou do seu trabalho. Porque do mesmo jeito que te promovem, podem parar de te promover caso você não faça algum pagamento - eu nunca fiz e não pretendo, mas percebo uma pressão (sutil) da parte deles para isto. Mas o principal é publicar no seu site posts com conteúdo úteis e focados no seu trabalho. Publicar regularmente também é fundamental. Eu publico em média 4 a 5 artigos semanais. E tenho alto número de acessos no meu site, em média 500 mil por mês.

Clique aqui para conhecer a página da Escola de Bolo no Facebook.

Muito obrigada pela entrevista! Fique à vontade para deixar uma mensagem para nossas leitoras e, claro, convidá-las para conhecer a Escola de Bolo.

A Escola de Bolo tem vários posts com passo a passo e receitas testadas e aprovadas que são abertas à todos. Para quem quiser aprender mais, vale a pena associar-se, o valor é de R$ 149,00 por ano (ou 10x de R$ 14,90) e você terá acesso aos vídeos e receitas exclusivas neste período, além disto poderá tirar todas as suas dúvidas.