Sugestões e receitas light para festas

Sugestões e receitas light para festas

Diversos salgadinhos fritos e doces bastante calóricos fazem com que deixemos nossa dieta ir para o espaço. Então, caso queira manter-se na linha e oferecer opções que engordem menos os convidados, fique de olho em todas as dicas que separamos especialmente para você.

Não seja extremista

O mais importante princípio na intenção de oferecer alimentos mais leves em uma celebração é o respeito pela vontade dos convidados. Com certeza, muitos apoiarão e até adotarão a ideia de uma festa light, enquanto um grande número de pessoas pode não ter a necessidade, não querer ou mesmo não gostar de consumir quitutes com baixo teor calórico.

A maior dificuldade em dar uma festa incrível é o fato de não ser fácil agradar a todos. Justamente por isso, o equilíbrio é essencial. Geralmente, as comidas mais engordativas costumam ser as que fazem mais sucesso, principalmente entre as crianças. Então, o perigo de uma comemoração onde apenas comidas lights são oferecidas é grande.

Para evitar um desastre e fazer com que a sua festa seja muito bem vista por amigos e familiares, é essencial que ofereça opções com teor calórico reduzido, porém deliciosas. Para isso, basta seguir algumas receitas, modificando apenas alguns ingredientes, pois a mudança no sabor é quase imperceptível e, no fim, qualquer caloria economizada vale a pena.

Opções de salgados light

Na hora de servir alimentos salgados com pouquíssima gordura e caloria,, os vencedores são os chamados “finger-foods”, que dispensam o uso de talheres, pratinhos e ainda ajudam na decoração. Confira algumas opções:

  • Torradinhas com antepastos - Os famosos e, geralmente, saudáveis antepastos fazem muito sucesso. Os sabores mais conhecidos são de berinjela, alho poró e a sardela. Caso queira mais opções, ouse com antepastos de abobrinha, shitake, pimenta, entre outros.

  • Pão de alho - Essa opção de finger-foods é muito bem-vinda, pois os convidados adoram. Ela pode ser feita tipo pão recheado ou mesmo com torradas. A segunda opção, por possuir menos massa, também tem menos calorias. Uma boa dica é substituir os pães brancos por pães integrais.

  • Sticks de diversos sabores - Os chamados sticks são palitinhos de madeira com pedaços de diferentes alimentos. São muito saboros, práticos de preparar e ótimos para a decoração da mesa. Geralmente, as combinações que fazem mais sucesso são engordativas – como o stick de salame com provolone – mas é possível criar opções mais lights, como a união de queijo branco/mussarela de búfala com frutas ou peito de peru, por exemplo.

  • Petiscos - A própria mussarela de búfala e o queijo branco podem ser oferecidos como petiscos. Junto a eles, opte também por azeitonas, tomate cereja, batatinhas assadas, etc.

  • Pães recheados - Apesar de o carboidrato ser calórico, ele também demora mais para digerir, fornecendo um tempo maior de saciedade. Se você optar por fazer pães recheados, escolha uma massa integral e, na hora de montar os salgados, deixe-a bem fina. Os recheios podem ser de alho poró, peito de peru, ricota, espinafre, entre outros.

Opções de sobremesas light

  • Mesa de frutas - Mais uma opção bastante saudável e excelente para ajudar na decoração da festa. Selecione diversas frutas e organize-as em uma mesa. Caso queira fazer uma decoração diferente, busque por tutoriais na internet que ensinam a fazer esculturas em frutas.

  • Gelatinas - Os pequenos potinhos com gelatinas fazem bastante sucesso nas festas, ainda mais no verão. Outra opção é fazer a gelatina com leite desnatado, resultando em um gosto diferente, parecido com o da mousse.

  • Doces de pote - Apesar de não serem quitutes com baixíssimo teor calórico, os docinhos feitos a base de leite condensado light valem muito a pena. Dessa forma, todos se deliciam e ingerem menos calorias do que ingeririam com os doces tradicionais.

  • Morango com chocolate - Que tal oferecer tacinhas com morango e calda de chocolate light? Basta cozinhar uma lata de creme de leite light em banho maria e derreter o chocolate dietético.

  • Bolo - Se a sua festa exige um bolo, vale a pena fazer um bolo simples com tipos diferentes de farinha. Busque sempre por receitas preparadas com farelo de aveia, farinha de trigo integral, açúcar light, entre outros. Qualquer caloria economizada vale a pena se o propósito é dar uma festa saudável.

Opções de bebidas saudáveis e light

  • Água - Todos sabem que a bebida mais saudável de todas é a água e, acredite ou não, muitos convidados optam por ela.

  • Chás - Os chás são muito bem-vindos e a temperatura dos mesmos deve estar de acordo com o clima, obviamente. Durante o verão, sirva os famosos ice teas e, durante o inverno, opte por servir chás quentes.

  • Sucos e Smoothies - Além de oferecer sucos naturais clássicos – como os de limão, laranja, melancia, etc. – também pode optar por sabores diferenciados, como o de laranja com cenoura, melancia com água de côco, manga com abacaxi, etc. Durante o verão, uma opção que, com certeza, fará muitíssimo sucesso são os smoothies, que consistem basicamente nos sucos de frutas batidos com bastante gelo.

Dicas úteis

  • Caso use requeijão em algum dos salgados, opte pela versão light;

  • Os refrigerantes também possuem suas versões zero e light. Portanto, muita atenção: os refrigerantes com baixo índice calórico, geralmente, possuem mais sódio e não são inofensivos ao organismo.

  • As gelatinas de copinho também podem ser feitas em suas versões diet;

  • Caso opte por sucos naturais, escolha frutas menos calóricas como melancia, melão e limão;

  • Todos os docinhos podem ser realizados com leite condensado light;

  • O bolo pode ser feito com pedaços de frutas, sem recheios e coberturas exagerados;

  • Os salgados assados podem ter suas massas elaboradas com um pouco de farinha integral que, apesar de não possuir menos calorias, faz com que a digestão demore mais, saciando a fome com mais eficácia;

  • Assim como muitas pessoas têm o hábito de fazer nas festas de fim de ano, separe uma mesa para frutas saborosas e frescas;

  • Caso você possua uma panela Air Fryer, faça nela todos os salgados fritos. Ao eliminar o óleo da fritura, muitas calorias são cortadas.

Então, é isso! Para organizar uma festa light com muito sucesso, ofereça coisas apetitosas e troque ingredientes normais por suas versões light e diet. A diferença no sabor é mínima e na balança pode ser bem grande. Seus convidados vão adorar!